ES   EN   PT
Transmutation Therapy®
Home

Descrição Transmutation Therapy®

A Transmutation Therapy® é uma terapia complementar e integrativa que ajuda a criar condições ótimas de saúde, qualquer que seja a sua idade, condição física, mental e emocional.

 

Todos nós possuímos uma matriz de Saúde primordial, que está sempre presente em nossas vidas, criando, regenerando e garantindo nossa existência.

 

Porém, fatores como stress, maus hábitos, doenças, traumas ao longo da vida podem interferir nossa condição, sobrecarregando e desequilibrando o nosso sistema.

 

Por meio de toques suaves e não invasivos, o terapeuta coopera com a ação das forças terapêuticas, capazes de auxiliar o indivíduo a resgatar sua natureza original de saúde, beleza e perfeição.

Além de ajudar o organismo como um todo a funcionar melhor, a terapia traz um profundo relaxamento e sensação de bem-estar, vitalidade e disposição.

Origens

A Transmutation Therapy® é baseada nos conceitos da chamada Respiração Primária, Sopro da Vida, Ignição e Transmutação do Dr. William Garner Sutherland, médico osteopata norte americano que era estudante do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) criador da Osteopatia.


Em 1899, Sutherland (1873-1954), aos 27 anos de idade ficou fascinado ao observar um crânio desarticulado e quando viu como os ossos temporais são sobrepostos aos parietais nas suas suturas, teve um “insight” que tais suturas eram biseladas, como as guelras de um peixe, indicando mobilidade articular para um mecanismo respiratório. Observou que as suturas entre os ossos do crânio permanecem móveis por toda a vida, pois são estruturas vivas que contém tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos, conforme demonstrado posteriormente por estudos histológicos.


Por volta de 1930, Sutherland estudou as meninges e visualizou uma rede contínua de membranas do crânio ao sacro que ele chamou de conexão central. Descreveu também a flutuação do líquor no sistema nervoso que seria guiado pelo que chamou de Mecanismo da Respiração Primária.


Assim como os pulmões respiram e o coração pulsa com um ritmo alternado de expansão e contração, o sistema nervoso central também possui o seu próprio ritmo involuntário de movimento. Sutherland descreveu essa atividade inerente do SNC como um movimento de respiração com fases de inalação e exalação. Esse movimento, que se expressa em todas as células do corpo e influencia todas as suas funções, pode ser percebido por meio de treinamento adequado.


Sua pesquisa foi a combinação de um profundo conhecimento de anatomia, com um acurado senso tátil e ele teve suas descobertas comprovadas recentemente por meio de estudos de ressonância magnética. Nos últimos dez anos de sua vida, Sutherland dedicou-se a observar uma força externa que gerava o movimento do Mecanismo da Respiração Primária. Ele percebeu essa força passando pelo corpo do paciente e a chamou de Sopro da Vida.


“O cérebro humano é um motor, o Sopro da Vida é a faísca de ignição do motor, alguma coisa que não é material, que não podemos ver.”
Willam G. Sutherland (Contributions of Thought, 2nd edition, p. 147)


Sutherland desenvolveu uma linguagem perceptual conectada ao mundo natural como se os pacientes fossem parte de um oceano e o Sopro da Vida gerasse uma força que se transmutaria em movimentos rítmicos como as marés. Esse conceito foi posteriormente desenvolvido por diversos osteopatas como Rollin Becker e James Jealous.


Sutherland começou a ensinar outros osteopatas em torno de 1930 até sua morte em 1954 aos 82 anos de idade, deixando como contribuição a chamada Osteopatia Craniana.


A Integração Craniossacral® evoluiu e ganhou um novo nome

A Terapia Integração Craniossacral® foi criada, em 2000, pela professora Aziza Lurica Noguchi, com base em suas inúmeras formações realizadas nos Estados Unidos, Europa e Índia. Reunindo esses conhecimentos, ela aliou sua prática clínica e as vivências com mestres espirituais e desenvolveu um currículo único, se tornando uma das principais responsáveis por difundir, de forma representativa, a terapia craniossacral e seus benefícios no Brasil.


Desde 1995, já iniciou mais de 30 turmas de formação, com a participação de mais de 600 alunos em São Paulo (capital e interior), Brasília, Florianópolis e Fortaleza.


Continuando sua busca pela origem das terapias que aprendeu, em 2007, encontrou seu mestre e mentor que lhe guiou a outra dimensão de trabalho.


Por esta razão, em 2017, surgiu a necessidade de criarmos um novo nome para transmitir a correta descrição desta terapia, que cresceu ao longo desses anos e se diferenciou da chamada Terapia Craniossacral e das vertentes de Craniossacral Biodinâmica.

Assim, a partir de 2018, os cursos de formação em Terapia Integração Craniossacral® ganharam um novo nome – Transmutation Therapy ® e um novo formato.


Ambas as terapias tiveram seu nome e logomarca reconhecidos pelo INPI, obtendo a proteção e exclusividade de seu uso por terapeutas formados pelo IQD.


E por que a escolha desse nome?


Definição de Transmutação: ato ou processo de mudar alguma coisa completamente, especialmente em algo diferente. Ação ou efeito de transmutar; ato de se transmutar; modificação. (Química) Ação de transformar um elemento químico em outro.


Esse efeito que observamos acontecer durante as trocas nos cursos, afetando tanto os que estão atendendo, quanto os que estão recebendo o atendimento, foi a inspiração para a criação do nome Transmutation Therapy®, uma terapia que surpreende positivamente cada um que é tocado por ela.


Esta nova etapa surge da evolução do relacionamento com os princípios que regem as leis naturais da Saúde do indivíduo, tendo como base uma perspectiva holística que leva em conta o corpo, a mente e o espírito e que não fica restrita à busca pelo bom funcionamento dos sistemas e do treinamento de técnicas e manobras. É um trabalho realizado em cooperação com as forças terapêuticas naturais, de forma neutra e não invasiva.


Estamos muito felizes com essas mudanças! Será um prazer contar com sua presença em nossos cursos, participando dessa evolução conosco. Que possamos caminhar juntos, no caminho da Saúde.

"Eu tive um traumatismo há uns 40 dias e quando cheguei, não estava nem conseguindo andar direito. Fiquei com uma tontura, Da semana passada para cá, eu tinha piorado muito. Andava sempre apoiada com alguém do lado. Mas depois da sessão, estou me sentindo melhor. Quando deitei, a perna estava doendo, mas ela parou de doer. O pé estava gelado, mas eu senti um calor durante a sessão e esquentou. Deu uma boa melhorada!"


Maria de Lourdes, 71 anos, atendida por aluno em formação durante a clínica supervisionada

"Foi maravilhoso, me senti totalmente leve, muita calmaria. Estava um pouco tenso no começo, mas durante a sessão, fui ficando neutro. Esquecendo os problemas, ansiedade. Chegou um momento em que entrei em uma meditação bem profunda. Senti que o corpo está levitando, de tão calmo que fiquei."


Rafael, 32 anos, atendido por aluno em formação durante a clínica supervisionada

"Quando ele colocou as mãos nos meus ombros, senti um calor muito grande. E mesmo depois que ele foi aos meus pés, continuei sentindo esse calor nos ombros. Impressionante. Sempre que recebo a sessão, me sinto muito revitalizada!"


Ruth, 40 anos, atendida por aluno em formação durante clínica supervisionada

"Quando resolvi fazer essa terapia estava com sérios problemas no meu aparelho digestivo. Dificuldades de digestão, forte azia devido ao refluxo acompanhado de esofagite, dois tipos de gastrite, hérnia de hiato e cisto no fígado. Sentia muita dor, não tinha mais digestão. Tomava três tipos de remédio e mais chás caseiros e nada mais estava resolvendo. Quando fiz a primeira sessão achei que essa terapia não me ajudaria, pois estava muito mal. Continuei com as sessões semanalmente e fui me sentindo cada vez melhor e nunca mais tive refluxo, azia, dor. A terapia realmente funciona e aos poucos vamos recuperando nossa saúde."


Glaucia, cliente da terapeuta Adriana Cintra, formada pelo IQD em 2003

Observação: As informações contidas neste website são apenas para informação geral e não tem a intenção de representar que a Transmutation Therapy é usada para diagnosticar, curar, tratar ou prevenir qualquer tipo de doença ou distúrbio psicológico. A Transmutation Therapy não substitui tratamento médico ou psicológico. Depoimentos e informações aqui contidos não constituem garantia de resultados de qualquer sessão individual. O IQD recomenda que seja procurado o serviço médico apropiado antes de qualquer decisão a respeito de sua saúde.