ES   EN   PT
Encontros com a Saúde II

29 janeiro 2018

Nenhum comentário

Home Artigos

Encontros com a Saúde II

“A Saúde da qual falamos na Osteopatia está no centro do nosso ser e não pode aumentar ou diminuir em um grau maior ou menor. Em outras palavras, a Saúde no nosso corpo não adoece. A Saúde no corpo realmente transcende a morte. A Saúde no nosso corpo está 100% disponível, 24 horas por dia desde a concepção até a morte, e então ela exala. Ela não expira.”– Dr. James Jealous, criador da Osteopatia Biodinâmica.

 

Neste segundo encontro com o que chamamos de Saúde Original, vamos explorar como podemos perceber sua manifestação no corpo físico.

 

Tudo existe em contínuo movimento, em constante transformação e transmutação e no nosso corpo também estão acontecendo continuamente diversos processos químicos, biológicos e eletro magnéticos . Estes processos são chamados de homeostáticos , ou seja, os processos de auto regulação pela qual o organismo interage com o seu meio para manter o equilibro e a saúde. Então, vamos observar como estamos interagindo, neste momento, com nosso meio.

 

Observe onde você está, o espaço ao seu redor, a sua posição neste espaço e como você está se sentindo em contato com este meio ambiente.

 

Agora, busque um lugar neste espaço onde você se sinta mais confortável ,  procure uma posição sentada ou deitada, deixe o corpo solto e a mente tranquila.

 

Deixe os olhos suavemente entreabertos, a visão desfocada e periférica, englobando tudo que está ao seu redor, sem fixar sua atenção em nada.

 

Perceba a sua respiração, a inspiração e a expiração, em que parte do corpo você mais percebe este movimento da entrada e saída do ar?

 

E veja se é possível sentir também o seu coração batendo; em que parte do corpo esta pulsação é mais nítida?

 

Ao mesmo tempo em que divide sua atenção entre o espaço ao seu redor, a respiração e a pulsação do coração, observe o meio da sua coluna vertebral, desde a base da coluna, o osso sacro até a cabeça.

 

Perceba como sua consciência fica expandida quando você divide sua atenção em diversos focos simultaneamente, observando os movimentos que estão acontecendo ininterruptamente em seu corpo.

 

Experimente ficar assim por alguns momentos, observando simplesmente o que está acontecendo com a mente neutra, relaxada e quieta…

 

Se preferir, feche os olhos, aprofunde-se nesta percepção e aguarde.

 

No silêncio que for se instalando, você irá perceber outras manifestações de saúde que talvez ainda desconheça , mas que sempre existiram desde que seu corpo existe.

 

E talvez, num silencio ainda mais profundo, em um estado que chamamos de quietude dinâmica, você reconhecerá também a saúde que existe antes de seu corpo existir e que ainda vai continuar existindo, mesmo depois que ele cessar de funcionar, a Saúde Original.

 

Então, pode ser que sinta uma expansão de calor ou luz, como um sol interno iluminando e irradiando através da transparência que você é e uma sensação de contentamento e bem estar de estar de volta para casa…

 

Bem vindo!