ES   EN   PT
Encontros com a Saúde I

29 janeiro 2018

Nenhum comentário

Home Artigos

Encontros com a Saúde I

Podemos chamar de Saúde Original o movimento de criação incessante de vida e morte ou o de ciclo de manifestação, transformação e dissolução. Tudo que podemos perceber com nossos sentidos está em constante mutação e movimento, ainda que se apresente temporariamente estático e às vezes, inerte.

 

Neste paradigma onde a matéria está constantemente se transformando, vamos considerar o aparecimento do embrião que se originou da união de um óvulo feminino com um espermatozóide masculino. As forças atuantes para que esta união acontecesse são imensas e milagrosas e a potência gerada da fusão destas células é enorme. Deste momento único, um novo ser está brotando, começa a se desenvolver , suas células vão se movendo e multiplicando, formando os tecidos que darão forma e função ao organismo. Como se tivesse um plano feito por uma inteligência própria, o organismo vai se formando seguindo o seu mapa de espécie que se tornará: um ser humano, um animal, um vegetal ou outro tipo de ser, completo e sempre perfeito. Cada organismo expressará sua individualidade e nisto está sua perfeição.

 

A Saúde Original é a Inteligência que guia todos estes processos, a matriz perfeita onde a vida vai se desenrolando e tomando diferentes formas por um tempo eterno, sem começo e sem fim. Podemos considerar que esta Saúde é a própria Quietude que permeia tudo e que está sempre perceptível quando nossa mente está em silêncio e o coração está tranqüilo.

É o nosso estado natural de paz, a sensação de estar em casa, seguro, protegido e feliz, contente sem razão e sem propósito, desfrutando apenas da sensação de ser.

 

Na percepção desta Quietude Dinâmica, não há nada a ser feito, nada a desejar, pois a satisfação do presente é completa. Neste estado, as forças terapêuticas da saúde podem atuar idealmente e expressar as potências de cura.

 

Será que você pode se lembrar deste estado de consciência? Será que seu corpo pode buscar a memória sensorial da paz? Será que seu coração pode se lembrar do sentimento do amor incondicional, do êxtase e do agradecimento?

 

Todos nós já experimentamos isso em algum momento de nossas vidas, pois é o nosso paraíso de onde pensamos que saímos, mas na verdade estamos sempre no mesmo lugar, apenas nossa atenção se desvia e se distrai atraída pelo que chamamos de problemas e pelos diversos dramas das novelas que nos cercam. É assim que nos enredamos e nos apegamos aos personagens e acontecimentos passageiros, experimentamos a saída do paraíso e nos encontramos perdidos e amedrontados.

 

Quero convidá-lo a experimentar o retorno ao paraíso, o reencontro com a Saúde e a Quietude Dinâmica, de onde infinitas possibilidades podem se manifestar inesperadamente. Este artigo será o primeiro de uma série para acompanhá-lo nesta jornada.

 

Procure um local confortável onde você possa estar sem ser interrompido por 15 minutos.

Se tiver outros compromissos, coloque um alarme para que você possa realmente se retirar dos afazeres por este tempo.

 

Deite-se ou sente-se confortavelmente.

 

Feche os olhos e coloque suas mãos no seu diafragma respiratório, no limite entre as costelas e o abdômen, sem fazer pressão.

 

Acompanhe o movimento do tórax e das costelas: na inspiração, observe o tórax se expandindo, e na expiração , o tórax se afundando naturalmente, sem esforço.

 

Quando perceber que você consegue acompanhar totalmente os movimentos do tórax como se estivesse dentro dele, encontre um espaço vazio.

 

Entre com sua atenção neste espaço vazio enquanto observa o que acontece com sua respiração, naturalmente, sem fazer nenhum esforço e aguarde neste espaço.

 

Espere sem ansiedade, sem querer saber o que acontecerá, sem se perturbar por qualquer tipo de pensamento, apenas por alguns momentos ou talvez por toda a eternidade…

 

Depois, escreva sua experiência e se sentir que há algo para você, pratique mais vezes até o próximo exercício. Esteja aberto para qualquer tipo de experiência, deixe que o que quer que esteja acontecendo aconteça e tente observar sem seguir o que você está observando.

 

Bom encontro!